Os relógios são acessórios atemporais, presentes na vida das pessoas há mais de 100 anos. Mas, o que antes era apenas um item funcional, hoje em dia se tornou um item de moda, transmitindo a personalidade de quem o veste, seja com relógios minimalistas até os mais extravagantes. 

 

Ao longo da história, vários relógios foram desenvolvidos, com diferentes recursos. Atualmente, os diferentes tipos de relógios funcionam de forma semelhante e, portanto, são objetos com intervalos regulares ligados a um dispositivo contador, que registra os movimentos. 

 

Sendo assim, definem o tempo astronômico, com divisão de horas, minutos e segundos. Portanto, se você se interessa pelo assunto, não deixe de acompanhar o post de hoje e veja os tipos de relógio que surgiram ao longo do tempo. 

 

1. Relógio de Sol

 

Esse foi o primeiro modelo de relógio criado, desenvolvido pelos babilônicos e com estrutura muito parecida com os tradicionais. O que muda são as horas, que são medidas de acordo com a posição solar. Portanto sua haste fica presa a base e, à medida que o sol se movimenta, sua sombra aponta para a hora e o minuto daquele momento. 

 

2. Clepsidra 

 

Com dois recipientes, um em cima do outro, esse modelo é diferente. Uma quantidade de água é colocada na parte de cima e vai caindo em forma de gotas para a parte de baixo. Contudo, o interessante é que ligado ao recipiente mais alto, há uma escala na parede. Então, conforme o nível de água baixa, o contador também muda e indica o horário. 

 

3. Ampulheta 

 

Muito popular, a ampulheta também é conhecida como relógio de areia, possuindo um funcionamento simples, mas eficiente. A areia colocada na parte de cima escoa para o cone debaixo por um certo período de tempo. Por isso, existem modelos que medem de hora em hora, de 12 em 12 ou a cada 24 horas. 

 

4. Relógio mecânico

 

Dentre todos os relógios, esse foi o primeiro a apresentar uma configuração complexa. Ela é baseada em rodas dentadas que formam uma engrenagem, girando por meio da torção de uma mola ou pela ação de um peso. Sua força é transmitida a partir do primeiro carrete, indo para o segundo e assim por diante, alternando os ponteiros que mostram o horário. 

 

5. Relógio de bolso    

 

Sua criação provavelmente aconteceu na Alemanha, no ano de 1500, com funcionamento parecido com o relógio mecânico. No entanto, esse modelo se movia à corda. Feito normalmente de ferro, ele foi um grande marco da invenção, pois foi o que permitiu a contagem de tempo durante experimentos científicos. Além disso, também se tornou um acessório de luxo e restrito a apenas membros da aristocracia. 

 

6. Relógio de pulso

 

Ainda que seja um dos tipos mais populares nos dias atuais, sua criação não é recente, datando do ano de 1814. Acredita-se que quem o criou foi um joalheiro que trabalhava para a princesa de Nápoles, irmã de Napoleão Bonaparte. No entanto, existe outra teoria de quem que o criou foi o brasileiro Santos Dumont, sendo também o principal responsável por tornar o acessório popular entre os homens. Isso porque, antigamente esse era um adereço usado somente pelas mulheres. 

 

7. Relógio de pêndulo

 

A criação do relógio de pêndulo está associada à descoberta de Galileu Galilei (isocronia). Seu funcionamento acontecia pelo movimento do pêndulo e na regularidade das oscilações. Ainda que seja uma peça bonita, não é fácil manter a precisão desse modelo de relógio. Isso porque, ela depende diretamente da oscilação do pêndulo, sendo preciso utilizar um sistema de molas ou de energia, a fim de otimizar o objeto. 

 

8. Relógio de quartzo ou cristal

 

Os relógios de cristal ou quartzo são famosos pela excelente precisão. Em seu interior há um pedaço da pedra, que substitui o pêndulo, e é mantido em estado de vibração elétrica. Dessa forma, ele consegue regular a frequência de uma corrente alternada, responsável por mover os ponteiros do relógio. 

 

9. Relógio digital

 

Os relógios digitais se utilizam de meios eletrônicos para marcar as horas. Sendo assim, em sua maioria utilizam baterias ou podem ser carregados por meio de energia elétrica. Assim, as horas aparecem em um visor, sendo ideal para quem tem dificuldade com os ponteiros.

 

10. Modelo atômico

 

Por fim, esse é o relógio mais preciso de todos, criado em 1954. Ele possui um oscilador de quartzo que fornece uma corrente elétrica alternada. Mas, justamente por ser tão preciso, ele é mais utilizado em estudos científicos dos mais diferentes tipos, além de produzir uma onda luminosa. 

 

Então, agora que chegou até aqui, já conhece um pouco mais sobre os diferentes tipos de relógio que surgiram ao longo da história. Atualmente, mais do que marcar as horas, eles também contribuem para o estilo visual de cada um, ganhando ainda mais importância no dia a dia das pessoas.