Os relógios são acessórios usados há muito tempo no dia a dia, a fim de garantir maior praticidade e funcionalidade. Mas, com os anos, tornaram-se também itens estéticos, para serem combinados com a composição visual de homens e mulheres. Eles existem desde o século XIV e, desde então, sua fabricação tornou-se uma arte, que estimulou os principais relojoeiros do mundo a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética, com modelos de relógios minimalistas, mais robustos e modernos.
No entanto, hoje em dia também é comum encontrar os smartwatches, que são relógios com outras funções, como analisar a quantidade de passos dada no dia, batimentos cardíacos, oxigenação do sangue, além de estarem conectados ao celular. Contudo, é fato que esses aparelhos possuem pouca durabilidade, tanto quando falamos de sua bateria, quanto em relação ao tempo de vida.
Inclusive, os relógios tradicionais podem durar muito mais que esses modelos tecnológicos e é justamente sobre isso que vamos falar no post de hoje. Portanto, continue acompanhando para saber quanto dura um relógio.
Quanto dura a bateria de um relógio?
Os relógios tradicionais e analógicos têm baterias que podem durar entre dois a cinco anos, dependendo da peça, suas dimensões e quantidade de energia exigida pelas diferentes funções. Por exemplo, um cronógrafo possui um consumo de energia mais elevado quando comparado com um relógio que indica somente as horas e minutos.
Da mesma forma, alguns tipos podem apresentar um indicador de reserva de energia. Nesse sentido, quando o ponteiro dos segundos começa a saltar a cada cindo segundos, é hora de substituir a bateria e, de preferência, que isso seja feito por um relojoeiro qualificado.
Além disso, baterias de um lítio-iodeto podem alcançar uma vida útil de 10 anos.
Por que essa informação é relevante?
Muitas pessoas comparam os relógios tradicionais com os smartwatches, mas devemos lembrar que ainda que os dois sejam relógios, eles possuem funções diferentes. O primeiro é um item mais sofisticado, prático e simples. Isso porque, ele pode ser usado nas mais diferentes ocasiões, como reuniões de trabalho, provas, prática de esportes, eventos formais, entre outros, sem atrapalhar em nenhum momento ou causar algum desconforto pelas notificações.
Além disso, saber quanto dura um relógio é relevante, pois ao contrário do modelo digital, ele não precisa ser carregado. Como falamos, quanto mais funções um relógio possui, mais bateria ele gasta. Ou seja, o smartwatch não apenas possui uma infinidade de funções, como também está conectado ao celular. Como consequência, você precisa se preocupar com sua bateria a todo o momento, não podendo ficar tranquilo durante uma viagem, por exemplo. Inclusive, a maior parte das pessoas precisa carregar o item, pelo menos, uma vez ao dia.
Nesse sentido, o relógio tradicional oferece maior segurança para diferentes momentos, garantindo que a pessoa consiga checar as horas independente do lugar ou situação que tenha passado. Além disso, em 5 anos, o smartwatch já estará muito ultrapassado e, dependendo do caso, pode ser que deixe de funcionar.
O que fazer para aumentar a durabilidade do relógio?
É muito importante ter em mente que o relógio tradicional pode durar muitos e muitos anos quando bem cuidado e até mesmo ultrapassar os cinco anos que citamos anteriormente. Mas, para isso, é importante tomar algumas atitudes e ter atenção a alguns pontos.
Por exemplo, mesmo que ele seja resistente à água, se não for um item próprio para esportes, ele não deve ficar submerso por muito tempo. Ou seja, sempre que for na piscina ou mar, ele deve ser retirado. Além disso, é necessário prestar atenção às batidas, pois dependendo do caso elas podem riscar o acessório e causar alguns traumas, afetando seu funcionamento. Da mesma forma, ele deve ser armazenado em um local seco e longe da exposição solar excessiva.
Para finalizar, se desejar também pode levar o relógio a uma relojoaria de confiança para que ela faça uma revisão periódica e garanta que está tudo certo com a peça.
Vale a pena ter relógio tradicional?
Obviamente, não podemos comparar o relógio tradicional com um smartwatch, pois ambos têm funções e finalidades diferentes. Contudo, muitas pessoas acreditam que um pode substituir o outro e isso não é verdade. O primeiro, é um item focado em trazer praticidade, discrição, charme e elegância para seu dia a dia. Afinal, como falamos, ele permite ver as horas de maneira discreta, podendo ser usado nas mais diferentes ocasiões, além de ser um acessório bastante valorizado.
O smartwatch, por outro lado, oferece muitas funções diferentes, como analisar batimentos cardíacos, oxigenação do sangue, conexão com o celular, além de outros dados de saúde. Contudo, é necessário que ele seja carregado todos os dias, além de não ser um item tão discreto.
Portanto, para aqueles que querem um acessório prático, funcional, elegante e que combine com diferentes momentos do dia a dia, com certeza o relógio tradicional é a melhor pedida.