Os relógios de pulso são acessórios excelentes para facilitar o dia a dia das pessoas, ao mesmo tempo que promovem charme e estilo à composição visual. Hoje em dia, existem muitos modelos disponíveis no mercado, sendo que os relógios minimalistas são as melhores opções, principalmente para quem preza por elegância e praticidade ao combinar com os looks. Mas ainda assim, é importante também considerar os materiais que compõe o relógio, a fim de garantir não apenas beleza, mas também qualidade e durabilidade.

 

Contudo, sabemos que não é todo mundo que conhece as melhores opções e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar quais são os melhores materiais usados nos relógios. Vamos lá?

 

  1. Aço inoxidável

 

Esse material nada mais é do que uma liga vigorosa, formada basicamente por ferro e cromo, podendo ainda conter alguns outros metais, como níquel e molibdênio. O grande diferencial do aço inoxidável, em relação ao simples, é que ele possui uma alta resistência à corrosão atmosférica. Sendo assim, ao mesmo tempo que possui a resistência característica do aço, possui alta durabilidade. Portanto, ele é utilizado nas pulseiras e outras peças do relógio.

 

  1. Ouro

 

O ouro é um metal nobre brilhante e amarelado, que tem como característica principal a maleabilidade. Justamente por isso, é endurecido por meio de ligas com prata ou cobre para ser manuseado. Essa matéria-prima é bastante usada no mercado de joias e ourivesaria como o metal precioso que é. Nos relógios, o ouro pode estar presente nas na caixa, pulseira e também nas partes internas. Além disso, também é possível usar o ouro branco.

 

  1. Prata

 

Com aparência metálica, a prata é obtida geralmente da mineração do chumbo, cobre ou zinco. Ela pode ser ligada a outros metais ou ainda receber uma camada de ouro como cobertura, visto que possui maior dureza. Vale lembrar que é extremamente difícil que ela sofra oxidação, sendo um material estável no ar. No relógio, a prata pode ser usada de diferentes maneiras e até mesmo para compor todo o acessório.

 

  1. Couro

 

O couro está presente nas pulseiras do relógio, que promovem elegância ao visual, além de ser bastante confortável e ter bom caimento. O couro é um material muito resistente, além de esteticamente imponente, visto que conforme o tempo passa, ele ganha veios e riscas naturais, com coloração artística. Os couros bovino e caprino são os mais usados, mas também é possível encontrar pulseiras com pele de jacaré, cobra, lagarto, etc.

 

  1. Titânio

 

Outro material comum na fabricação dos relógios é o titânio, sendo considerado leve e bastante durável, obtido por meio da cristalização do magma vulcânico. Pelo fato da extração ser trabalhosa, esse é um material mais caro para o consumidor. Entretanto, compensa na beleza, com brilho intenso, além de altamente resistente, com bloqueio à corrosão, principalmente quando misturado em ligas com ferro, alumínio, vanádio e outros elementos. 

 

  1. Vidro

 

É claro que o vidro não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo feito por meio da fusão de areia, carbonato de sódio e calcário em alta temperatura. Nos relógios, o vidro é usado principalmente como o cristal do acessório, ou capa protetora transparente na parte superior da caixa. Além disso, nas relojoarias, ele também é conhecido como cristal mineral. Ainda que pareça frágil, no relógio o vidro é bastante resistente, principalmente se for de boa qualidade.

 

  1. Safira

 

Safira é uma pedra preciosa considerada rara, mas facilmente encontrada no universo dos relógios. Ela é considerada um material duro, sendo muito resistente ao tempo e arranhões. Vale ressaltar que é possível sintetizá-la e é esse o material usado na relojoaria. A maior parte da safira, portanto, é usada para fazer o cristal da caixa, devido à propriedade de resistência a arranhões.

 

  1. Quartzo

 

O quartzo é outro material muito presente nos relógios, considerado o segundo mineral mais abundante na terra. Seu pequeno grão é usado no acessório como um oscilador para cronometrar, visto que possui propriedades piezoelétricas que ajudam a marcar o tempo. Hoje em dia, a maior parte dos relógios do planeta utiliza esse tipo de movimento, visto que é barato e preciso.

 

  1. Fibra de carbono

 

Por fim, a fibra de carbono é um material criado pelo homem, com resistência maior que o aço e até mesmo o titânio. Nos relógios, ele é usado geralmente na caixa do acessório para substituir o aço inoxidável. Com isso, ele se torna mais leve e ao mesmo tempo oferece um visual diferenciado.

 

Então, agora que você conhece os principais materiais usados nos relógios, já entende que o processo de fabricação envolve diversos fatores, sendo que a composição é fundamental para garantir o pleno funcionamento da peça, assim como sua durabilidade e resistência ao longo do tempo. Portanto, sempre que pensar em comprar esse acessório, priorize o material utilizado e garanta o melhor custo-benefício.