Os relógios são acessórios muito utilizados pelas pessoas ao redor de todo o mundo. Afinal, além de serem extremamente práticos e funcionais no dia a dia, eles também ajudam a compor os looks, trazendo mais charme e beleza para o visual. No entanto, ainda que seja muito popular, é comum surgirem algumas dúvidas sobre ele, principalmente em relação ao lado certo, esquerdo ou direito.

 

Ainda que pareça um questionamento bobo, sendo que já é consenso utilizá-lo do lado esquerdo, na verdade ele vai muito além. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar em qual braço você deve usar o relógio. Vamos lá?

 

História do relógio de pulso

 

O relógio de pulso ficou famoso principalmente pelo brasileiro Santos Dumont, não por ser um fashionista, mas sim por uma questão de praticidade. Isso porque, como era um grande inventor, Dumont precisava encontrar uma maneira fácil e rápida para calcular seu tempo de voo, durante seus testes com os protótipos de avista.

 

Louis Cartier, que foi o criador dos relógios Dumont, manteve então os pinos de ajuste do lado direito, pois assim não haveria nenhuma complicação na hora de fazer os ajustes e cálculos.

 

Contudo, vale lembrar ainda que nessa época os canhotos não tinham uma reputação muito positiva, sendo considerados, inclusive, pessoas falsas e maldosas. Como consequência, muitos deles tiveram até mesmo que fingir e se comportar como destros.

 

Justamente por esse conjunto de fatores históricos, os relógios foram criados para pessoas destras, sendo que o braço esquerdo era considerado o braço correto para usar o acessório. Contudo, isso não significa que seja uma regra, pelo contrário.

 

Em qual braço usar o relógio de pulso?

 

Podemos dizer então que não existe o lado certo para usar o acessório, mas sim aquele que mais te deixa confortável, com facilidade de acessar o aparelho para conferir as horas e também para utilizar outras funções diversas.

 

Inclusive, é comum que as pessoas digam que o ideal é usar o relógio no braço não-dominante. Ou seja, se é destro, ele deve ser colocado no pulso esquerdo e vice-versa. Essa é uma tática que funciona muito bem para aqueles modelos de relógios que são mais pesados, fabricados com aço. Contudo, também pode ser usada para os modelos de corda manual.

 

As mulheres devem usar o relógio no braço esquerdo?

 

Devemos ressaltar que boa parte das mulheres também é destra e, como consequência, a maioria dos relógios são fabricados para que possam usar no braço esquerdo. Entretanto, existem alguns pontos que precisam ser analisados antes de escolher em qual lado usar o acessório e de comprar a peça.

 

Um dos principais diz respeito ao uso de braceletes e outras joias, visto que dependendo do caso podem não apenas ofuscar o destaque do relógio, como até mesmo danificar o acessório. Sendo assim, a recomendação principal é usar as joias de um lado e o relógio de outro.

 

Além disso, vale lembrar que existe alguns modelos produzidos justamente para serem usados com pulseiras, por exemplo. Portanto, nesse caso, o ideal é que ele seja usado junto com os acessórios no mesmo pulso.

 

Dessa forma, podemos destacar que o relógio feminino também deve ser utilizado no braço em que você sentir mais confortável e se encaixar em seu estilo.

 

Como escolher o relógio certo?

 

Na hora de escolher o relógio ideal, é importante considerar suas necessidades, assim como analisar se é destro ou canhoto. Portanto, não deixe de checar onde estão colocados os botões do aparelho. Isso porque, se estiverem do lado direito, ele é um acessório de braço esquerdo. Mas, se os botões estiverem no lado esquerdo do relógio, ele é indicado para usar do lado direito.

 

Além disso, uma dica interessante é analisar as funcionalidades promovidas pela peça e se sua aparência combina com seu estilo visual. Dessa forma, você garante comprar um modelo que poderá ser usado em seu dia a dia em diferentes ocasiões.

 

Por fim, se você realmente gostou de um relógio que é contrário à sua dominância, você ainda pode analisar se irá mexer no aparelho com frequência. Caso contrário, se for somente para checar as horas, não fará diferença se os botões estão situados do lado direito ou esquerdo. Mas, se tem o costume de usar as funcionalidades, é mais recomendado optar por um modelo específico para você.

 

Então, agora que você chegou até o fim do post, já sabe que não existe um lado certo para usar o relógio. Ou seja, é importante que você coloque o acessório no pulso em que mais se sente confortável e ofereça a devida praticidade no dia a dia. Como falamos, uma boa dica é usar o relógio no braço não dominante, seja esquerdo ou direito. Contudo, isso também não é uma regra e se você se sentir melhor, pode usar o acessório no lado que preferir.