O relógio é um acessório usado por homens e mulheres há muitos anos, que conquista a todos por sua praticidade e elegância. Principalmente quando falamos de relógios minimalistas, eles combinam com todos os looks, desde composições para o dia a dia, até eventos mais sofisticados e formais. No entanto, muitas pessoas têm medo de comprar um relógio por não saberem como ele deve ser cuidado.

 

Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar se é fácil cuidar de relógio e como você pode fazer para deixá-lo sempre novo.

 

É fácil cuidar de relógio?

 

Bom, já vamos começar o post dizendo que sim, é fácil cuidar de relógio. Isso porque, ainda que ele exija atenção especial em determinados detalhes, os benefícios que promove no dia a dia das pessoas compensam o relativo esforço. Além disso, os relógios são feitos com materiais que, mesmo sendo usados no pulso e durante todo o dia, não ficam sujos como roupas e sapatos, por exemplo.

 

Obviamente, é importante que o relógio escolhido seja de boa qualidade, a fim de garantir a durabilidade da peça ao longo do tempo e o pleno funcionamento. No entanto, ainda assim, existem alguns cuidados que precisam ser tomados, visto que ainda que seja resistente, o relógio é um acessório relativamente delicado.

 

Portanto, devemos deixar claro que cuidar de um relógio pode ser bem fácil, desde que você tenha a devida atenção no dia a dia. Entretanto, é válido ressaltar que ainda assim, os cuidados não chegam nem perto de lhe ocupar muito tempo em meio à rotina corrida.

 

6 dicas para quem quer cuidar do relógio de forma fácil

 

Existem muitos tipos de relógios disponíveis no mercado, casuais, esportivos, modernos e extravagantes. Contudo, independente do estilo, é primordial que ele seja de boa qualidade, não apenas deixando o visual bonito, mas também garantindo praticidade e funcionalidade no dia a dia. Sendo assim, é fundamental ter alguns cuidados básicos para garantir a durabilidade e pleno funcionamento da peça. Confira abaixo quais são eles:

 

  1. Atenção na hora de acertar o horário

 

Uma dica muito simples para cuidar de seu relógio e evitar problemas a curto e longo prazo é ficar atento na hora de acertar a hora. O recomendado é retirar o acessório do pulso, pois mexer nos ponteiros enquanto ele está no braço pode interferir na precisão. Então, no longo prazo, isso pode causar uma grande diferença de horários. 

 

  1. Evite expor o relógio a temperaturas extremas

 

Outro cuidado básico com seu relógio é não deixá-lo exposto a temperaturas extremas, sejam elas quentes ou frias. Isso porque, principalmente se ocorrer um choque brusco (como sair da sauna e entrar na piscina gelada), o funcionamento da peça pode ser afetado. Portanto, a recomendação é retirar a peça, a fim de garantir a durabilidade e funcionamento no longo prazo.

 

  1. Tire o relógio quando praticar esportes de contato

 

Algo que muitas pessoas não falam, mas também é uma forma muito simples de garantir a durabilidade de seu relógio é evitar utilizá-lo durante a prática de esportes de contato. Isso porque, quando há muito impacto contra o item, ele pode ficar fragilizado com o tempo e sofrer danos irreversíveis. Nesse sentido, o ideal é retirar o relógio ou usar um modelo próprio para a prática esportiva.

 

  1. Atenção com a pilha

 

Existem muitos relógios que são à pilha ou bateria e devemos lembrar que esses itens têm vida útil limitada. Sendo assim, podem parar de funcionar a qualquer momento. Portanto, assim que perceber que a pilha acabou, é necessário realizar a troca, pois ela pode acabar se deteriorando e danificando a peça. O recomendado, portanto, é realizar a troca a cada 2 anos.

 

  1. Não deixe o relógio parado

 

Muitas pessoas têm medo de usar o relógio com frequência, pois acham que irá estragar mais rápido. Entretanto, o ideal é justamente utilizá-lo sempre, pois assim as peças do interior se mantêm lubrificadas e ele não para de funcionar em um curto período de tempo. Portanto, use-o todos os dias e aumente sua durabilidade.

 

  1. Guarde o relógio corretamente

 

Por fim, mas não menos importante, quando precisar guardar o relógio por algum motivo, coloque-o na caixa original. Dessa forma, ele ficará protegido contra as micropartículas de poeira, que podem entrar e danificar as peças com o tempo. Além disso, você evita acidentes, como derrubar perfume, cosméticos ou produtos de limpeza.

 

Então, agora que você sabe mais sobre os cuidados com o relógio, entende que é algo muito simples de ser feito no dia a dia. Além disso, como falamos, por mais que exija atenção e pequenas manutenções, não é nada que irá impactar sua rotina e atrapalhar o fluxo de tarefas. Portanto, tenha em mente que esse pequeno tempo gasto é um investimento, visto que irá aumentar a durabilidade da peça, sem precisar trocá-la por um bom tempo.